Hoje crianças ainda pequenas manuseiam celulares e jogos eletrônicos com bastante desenvoltura. Existem inúmeras discussões com relação ao tema. Há Professores, Pedagogos e pais que acham que a tecnologia em sala não é necessária outros acreditam que a presença da escola e dos pais é fundamental para mediar o uso da tecnologia e "...transformar a informação em conhecimento" ( frase esclarecedora da nossa amiga de grupo aquarela Luciana Januário).
Independente da discussão filosófica a tecnologia se apresenta como uma interessante ferramenta para alcançar os objetivos e facilitar a caminhada em direção a construção do conhecimento. Isso não quer dizer que o professor se tornará refém das tecnologias ou mesmo que abrirá mão de outros instrumentos ou vivências possíveis no processo.
É importante que o professor conheça "o mundo" do aluno: o que lhe interessa, quais as suas áreas de interesse, o que o atrai, quem é esse aluno, o que ele já conhece e domina, como o professor e a escola podem contribuir para o desenvolvimento deste aluno. Ao conhecer e usar essas tecnologias a escola e o professor se aproximam do aluno.
Uma experiência interessante foi publicada na revista nova escola, alunos de 3ª e 4ª séries do ensino fundamental construíram um filme. O projeto além de conhecimentos de outros filmes, referências, conhecimentos específicos da realização, também desenvolveram habilidades relacionadas ao trabalho em grupo, a criação, autonomia, autoestima, confiança, principalmente a construção coletiva de conhecimento.
http://revistaescola.abril.com.br/arte/pratica-pedagogica/cinema-une-arte-informatica-424909.shtml
Patricia Amoretty
Grupo Aquarela
Arte Jhenri
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