As obras de Arte nos encantam e nos tocam. Independente das preferências por um ou outro artista não se pode negar a importância dessas obras para a sociedade. Seja por sua beleza, como contraponto ao que está sendo produzido, seja para contar um pouco da história da sociedade em uma determinada época.
Muitas pessoas não se apropriam desse conhecimento, não usufruem desta riqueza por inúmeros motivos. hoje existem muitos projetos que buscam democratizar esse acesso com incentivos culturais que tornam mais democrático o valor das entradas, trazem uma divulgação maior de eventos culturais, criação de espaços como lonas culturais e etc.
Mas se entendemos que a arte produzida é uma expressão da sociedade em uma época, que conta um pouco ou traz influências da história, que contribui para o entendimento através do diálogo com o tempo atual, percebemos a importância de preservar e restaurar.
O que é a restauração? Seria apenas limpar quadros e livros, limpar a poeira usando qualquer recurso?
Mauro Bandeira um especialista em restauração diz: "A intervenção numa obra deve ser feita exaltando e valorizando a componente autêntica, usando técnicas apropriadas e materiais reversíveis que respeitem as características físico-químicas da obra original".
http://restauro.maurobandeira.com/
Um caso curioso aconteceu em 2012 e foi publicado no site de notícias universia. Uma idosa de 80 anos resolveu por conta própria restaurar obras de arte da região de Borja na Espanha. Ela diz ter recebido autorização do padre da região.
As obras ficaram totalmente desfiguradas.
foto: Publicação El País
É preciso compreender que o trabalho de restauração é um trabalho sério, importante, que requer estudo e conhecimento, que só deve ser realizado por pessoas habilitadas para não comprometer as obras restauradas.
http://noticias.universia.com.br/atualidade/noticia/2012/08/22/960673/idosa-destruiu-obra-arte-queria-terminar-trabalho-pintor-espanhol.html
Patricia Amoretty
Grupo aquarela
Nenhum comentário:
Postar um comentário