Páginas

quinta-feira, 28 de março de 2013

FOTOGRAFIA: UM “FOCO” DIFERENTE DE VER A ARTE

 

    Já há algum tempo, tenho observado que muitos se perguntam se a fotografia é uma forma de expressão artística. Dessa forma, e calcada no fato de que esse blog tem “por objetivo investigar o elo entre a arte e a tecnologia”, resolvi, através de reflexão e pesquisas significativas, descobrir a resposta.
    Antes, porém, de respondermos essa pergunta, precisamos refletir sobre o que, de fato, significa “arte”. A palavra arte” vem do latim ars, que significa técnica e/ou habilidade. A arte geralmente é entendida como a atividade humana ligada às manifestações de ordem estética ou comunicativa, realizada a partir da percepção, das emoções e das ideias. Esta se manifesta e se concretiza, de modo geral, na arquitetura, na escultura, na pintura, na escrita, na música, na dança, no teatro, no cinema e, porque não, na fotografia. Se a arte pode ser entendida como uma atividade humana, certamente a fotografia pode ser uma forma de expressão artística sim.
    Como se sabe, o homem sempre tentou reter e registrar os movimentos que ocorrem a sua volta. No entanto, desde os desenhos nas cavernas até as fotografias de hoje muita coisa mudou.
    O conceito de fotografia como arte é tão relevante que se acredita que as artes abstratas surgiram a partir da invenção da fotografia. Na época em que o homem criou a máquina fotográfica, os pintores se sentiram tão ameaçados por essa grandiosa invenção que desistiram de criar obras de arte cujo objetivo era o de capturar a realidade assim como ela é. Para esses, a fotografia já fazia isso como ninguém. Em uma foto, as paisagens, a forma humana e o rosto das pessoas apareciam com tanta perfeição que não havia mais necessidade de recriá-los em um quadro, por meio de pintura. Nessa ocasião, muitos chegaram a pensar até que a pintura desapareceria por completo, pois, conforme se expandia a fotografia, a pintura se mostrava redundante. Com isso, os pintores saíram de seus ateliês e começaram a inovar.
     Mas, assim como os pintores que buscaram novas formas de expressão, os fotógrafos começaram a “imitar” os pintores, pois estes não queriam apenas capturar o real e sim provocar emoções, sentimentos, transmitir ideias e pensamentos. Dessa forma, com o auxílio da tecnologia, começaram a criar novos efeitos ao usarem lentes mais sofisticadas, compor enquadramentos especiais entre outras coisas. Assim, não fica difícil percebermos que a fotografia é, de fato, uma forma de expressão artística.  
 
Por Susana Diniz Dias
Grupo Aquarela
Saiba mais sobre o assunto nos links abaixo:
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário